WisunAgrotech premiada a vencedora da 2ªediçao do TREMPLIN START-UP UEMOA a nível nacional

Por: Laércia Valeriana Insali

A iniciativa TREMPLIN START-UP UEMOA anunciou esta terça-feira 12.04.2022 os três finalistas vencedores da 2ª edição do concurso sobre a economia numérica ao serviço da agroindústria.

No ato da entrega dos prémios, em representação do Presidente Umaro Sissoco Embalo, seu Conselheiro especial, Fernando Delfim da Silva, felicitou os vencedores, manifestando o total apoio oferecido pelo Chefe de estado em apoiar estes laureados no percurso técnico e profissional que estão a iniciar.

Para Delfim da Silva, aposta que o casamento da economia digital com a agroindústria serve para atingir o processo produtivo agroindustrial, maximizar produtividade, introduzir novo expoente tecnológico no campo da economia agrícola.

Por outro lado, titular da pasta do comércio, que é um dos parceiros desta iniciativa, saudou a iniciativa da comissão da UEMOA que está em consonância com a visão da Guine Bissau, ainda, afirmou que as economias do país foram abrandadas fortemente pela crise sanitária que o mundo enfrenta a mais de 2 anos, mas os setores privados comunitário conseguiram adotar graças a utilização digital.

No total de mais de 8 concorrentes, apenas 3 conseguiram passar onde no primeiro lugar, foi premiado o projeto Wisun AgroTech que é uma Plataforma digital de prestação serviço na área de Agricultura, Pecuária e Pesca na Guiné – Bissau com objetivo de construir uma ponte entre os Produtores rurais e sua cozinha através de mercado online ‘’ FassiFerra ‘’,com missão de cultivar o conhecimento alimentar, apoiar a indústria local utilizando técnicas baseado na tecnologia para aproximar as comunidades. Em segundo lugar ABIPTOM SARL e o terceiro DJONU SARL, todos eles com a premiação de 5 000 000 de francos cfa.

A cerimónia contou com a presença da delegação da TREMPLIN START-UP UEMOA, Paul Kofi comissario responsável pelo departamento empresarial, minas, energia e economia digital da comissão da UEMOA, Camara de comércio e indústrias da Guiné-Bissau, Ministério do comércio, Diretora do BCEAO.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: