Vice-presidente do BAD considera sector privado como motor do desenvolvimento


Por: Martinho Mendes
O Ministro das Finanças, João Alaje Mamadu Fadiá, recebeu esta segunda-feira, 04-10-2021 em audiência, o Vice Presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), o guineense, Braima Luís Soares Cassamá, no âmbito da sua visita ao país numa altura em que as relações de cooperação entre a Guiné-Bissau e BOAD estão totalmente normalizadas e, promissoras.
Facto que, Fadia expressou sua satisfação, tendo realçado as boas perspetivas de cooperação no sentido de assegurar projetos desenvolvidos e financiados pelo BOAD na Guiné-Bissau.
Em declaração conjunta a imprensa, o Ministro das Finanças agradeceu o gesto e apoio dado pelo BOAD durante a pandemia de Covid-19, segundo ele, permitiu o governo aliviar as despesas concernentes aos salários e tambem fazer face a pandemia.
Por seu lado, o Vice-presidente do BOAD, Braima Cassamá assegurou que, BOAD e Bissau têm mantido relações saudáveis em matéria de financiamento ao desenvolvimento.
Pois, o vice-presidente do BOAD, alerta o setor privado guineense para melhorar o performance, com vista a absorver ainda os fundos disponibilizados pelo banco, tendo realçado o papel do sector privado, quem considera “motor do desenvolvimento”.
(BOAD) é um banco de desenvolvimento com mais de 90% de Acções assegurado pelos Estados membros.