Universidade Amilcar Cabral e Universidade Federal de Paraíba anunciam cooperação nos domínios académicos e científico


A cooperação foi assinada esta sexta-feira 30/04/2021, sob autoria da reitoria da Universidade Amílcar Cabral, com a participação do Secretário de estado do ensino Superior e investigação científica, e do Reitor da Universidade Federal de Paraíba, Sandro Marvem, por videoconferência.
O reitor da Universidade Amílcar Cabral, considerou que esta parceria é um desafio traçado e a única Universidade pública não poderia estar indiferente no processo de globalização na produção de conhecimentos.


Timóteo Saba Nbundé, disse ser uma satisfação, porque um dos desafios é Internacionalizar a Universidade Amílcar Cabral, fazê-lo chegar junto da comunidade acadêmica Internacional. Portanto, com este acordo vão ter oportunidades de desenvolver cooperações a nível de graduação, e não só, mestrado e doutorado como a UAC planeja.
Para o Secretário de estado do ensino Superior e investigação científica, Garcia Bideta, as Universidades da Guiné-Bissau precisam de parcerias para dinamizar as suas atividades académicas.


Por isso, considera que a Universidade Amílcar Cabral só tem a ganhar com este acordo, sendo a Universidade Federal de Paraíba com mais anos de existência em exercício acadêmico.
Bideta, realça que Espírito das cooperações remete-se a intercâmbios acadêmicos Internacional entre estudantes, e também para aos pesquisadores devido a falta de centros de pesquisas.
E enquanto o representante do ensino Superior, assegura que o governo está a elaborar instrumentos para facilitar assinaturas de acordos.