Uniogbis: Mulheres Guineenses pedem permanencia do departamento ONU MULHER

As organizações das Mulheres da Guiné-Bissau apresentaram esta sexta-feira, 14/08/2020 uma carta aberta ao secretário geral das Nações Unidas António Guterres , para manifestar as suas preocupações com a retirada da ONU MULHER na Guiné-Bissau.

A informação foi avançada hoje, pela coordenadora do conselho das mulheres guineense numa conferência de imprensa realizada em Bissau. Tendo manifestado grata pelos apoios recebidos pela agência das Nações Unidas na Guiné-Bissau

Na ocasião, Ana muscuta Ture, disse que estes apoios resultaram grandes progressos, como o apoio a criação de muitas organizações das mulheres, reforço das suas capacidades institucionais através das ações de formações realizados.

Por isso, acharam pertinente endereçar uma carta aberta a Secretário Geral das Nações Unidas a fim de influenciar, através dos demais estruturas das UN na Guiné-Bissau para construção de outro gabinete que tratará especificamente dos assuntos de mulheres e meninas, uma vez que a saída da ONU MULHER e da unidade de mulheres na UNIOGBIS fará falta.

As organizações junto com o conselho das mulheres, acreditam que a criação de um departamento especializado desta natureza irá, não só colmatar as lacunas deixadas pela ONU mulheres e Unidade de género de UNIOGBIS?, CONSOLIDAR as conquistas já alcançadas, e.servir de alicerce para a consolidação dos futuros desafios no domínio da igualdade de género e promoção dos direitos humanos das mulheres.
Na mesma missiva, apresentaram a assistência técnica e financeira que culminaram a elaboração e a aprovação legislação protetora dos direitos humanos das mulheres politica de igualdade de género e proteção dos direito das mulheres.

Perante estes “importantes” desafios que o país enfrenta, as organizações subscritas no presente carta aberta acreditam que a intervenção das Nações Unidas na Guiné-Bissau deve pautar se pela continuidade de apoio a abordagem de género, através da assistência de estruturas especializada nesse domínio. Para efeito, as organizações representativas das Mulheres da Guiné-Bissau , lança um vibrante apelo à secretário Geral das Nações Unidas no sentido de influenciar o conselho de segurança das Nações Unidas, tendo criação de uma estrutura especializada, responsável no sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau com mandato de continuar a apoiar abordagem de género e promoção efetiva dos direitos humanos, das mulheres atraves da prestação da assistência técnica e financeira ao estado, em especial a organizações das mulheres.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x