Guiné-Bissau no top 10 do ranking mundial


A Guiné-Bissau subiu ao top 10 do ranking mundial de freestyle depois de fechar com medalha de ouro no Campeonato Africano de peso olímpico decorrido de 4 à 9 de fevereiro de 2020 em Argel.
CAP GB teve acesso a este ranking através da pagina oficial do Comité Olimpico da Guiné-Bissau(COGB), segundo este entidade desportiva, o país chegou a essa posição graça ao Mbunde CUMBA MBALI, que foi implacável no torneio realizado em África.
Cumba Mbali saltou de 29 para 9 no ranking com sua vitória de 18 pontos na medalha de ouro em Argel na categoria de 65kg interrompendo Adama DIATTA do Senegal que buscava a conquista seu 10º título do campeonato africano e depois derrotou Amas Daniel da Nigéria que defendia a sua coroa africana de 2019.
Cumba Mbali derrotou Diatta por 3-2, nas semifinais, e vingou sua derrota nas finais dos Jogos Africanos para Amas Daniel com a vitória de dois pontos na disputa pela medalha de ouro. Ele marcou a vitória por 4 x 2 sobre Daniel, depois de perder por 2 x 0 na maioria do primeiro período. Uma queda tardia no primeiro período e depois novamente no segundo período concedeu a Cumba Mbali seu segundo título africano em tantas tentativas.
O também finalista na categoria sénior, o atleta guineense, Diamantino IUNA FAFE foi eliminado pelo Argelino Abdelhak Kherbache por 7-0, nas finais de 57 kg o que lhe valeu a medalha de prata e o argelino passou para o top 10 do ranking mundial com a obtenção de ouro.
Kherbache, o atual campeão africano, subiu oito posições do ranking anterior, número 16, que ganhou ao terminar em 11º no Campeonato do Mundo de 2019. Ele agora está dois pontos à frente de Givi DAVIDOVI (ITA) na 8ª posição.
A atleta feminina Debora Valeria Turé conquistou a medalha de prata, segundo lugar na categoria de juniores, onde perdeu no final pela atleta egípcia.
CAP GB/CP/