UEMOA: Taxa de inflação sobe para 3,3% em Agosto

Quinta-Feira 15/10/2020

A taxa de inflação anual nos países da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) era de 3,3% no final de Agosto de 2020, após um resultado de 2,5% no mês anterior, segundo dados do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BECEAO).

Os serviços do instituto emissor sublinham que a aceleração da taxa de aumento do nível geral de preços em Agosto de 2020 foi impulsionada em particular pelas componentes de alimentos e bebidas alcoólicas, cuja contribuição global para a inflação total foi de 2,6 pontos percentuais contra 1,9 pontos percentuais em Julho de 2020. “Esta tendência é explicada pelo aumento dos preços locais dos cereais no Níger (+51%), Burkina Faso (+47%) e Mali (+35%), particularmente em relação ao declínio da produção agrícola para a época 2019/2020, juntamente com uma oferta insuficiente no mercado”, acrescenta BECEAO.

Além disso, esta estrutura observa que a ruptura das vias de comunicação na sequência das inundações observadas em alguns países durante o mês de Agosto de 2020 poderia também explicar estas tensões nos preços dos alimentos.

A taxa de inflação subjacente, calculada excluindo os preços mais voláteis, situava-se em 1,4% no final de Agosto de 2020 contra 1,7% no final de Julho de 2020. De acordo com o BECEAO, esta desaceleração da inflação de base indica que as pressões inflacionistas observadas em Agosto de 2020 são essencialmente devidas a choques transitórios de oferta.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x