UEMOA: regista ligeira melhoria de clima empresarial em Agosto de 2021

Bissau, 12-10-2021

Em Agosto de 2021, o indicador do clima empresarial nos países membros da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOAO) melhorou ligeiramente em 1,2 pontos, de acordo com dados do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

Este indicador saiu a 102,8 contra 101,6 em Julho de 2021. De acordo com a instituição emissora, o indicador do clima empresarial, que assim se mantém acima da sua tendência a longo prazo (100), reflecte uma opinião favorável dos líderes empresariais sobre a evolução da economia.

Quanto aos indicadores de actividade, estes mantiveram a sua tendência ascendente durante o mês em análise, em consonância com a recuperação contínua da actividade económica. Assim, o índice de volume de negócios do comércio aumentou 14,9% em Agosto de 2021, após um aumento de 10,4% no mês anterior. Da mesma forma, o índice do volume de negócios nos serviços de mercado aumentou 16,0% durante o período em análise, após um aumento de 15,3% um mês antes.

Com base em dados oficiais, o BCEAO observa que a taxa de inflação na zona da UEMOA se situava em 3,5% numa base anual no final de Agosto de 2021, estável em relação ao mês anterior. “A manutenção do ritmo de aumento de preços é explicada pela aceleração registada na componente de transporte, que foi compensada por uma desaceleração do aumento de preços na componente alimentar”, salientam os serviços da instituição emissora.

©financialafrik

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x