UEMOA: regista aumento moderado de 1,3% na produção industrial em 2020

A produção industrial na União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) registou um aumento moderado de 1,3% em 2020, após um feito de 6,5% um ano antes, segundo dados do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) sediado em Dakar.

“Esta desaceleração é impressa pelo declínio de 3,9% da produção nas indústrias do sector alimentar, relacionado com uma contracção das suas capacidades de produção e a perturbação dos canais de distribuição”, disse o instituto emissor no seu relatório anual de 2020. No entanto, esta desaceleração foi mitigada por um aumento da produção na indústria extractiva (+8,1% contra -1,5% em 2019).

Quanto ao volume de negócios do comércio a retalho na UEMOA, diminuiu em média 5,9% em 2020, em comparação com um aumento de 2,5% em 2019. Este declínio foi observado no comércio de produtos alimentares (-13,8% contra -3,8%), artigos de vestuário (-13,3% contra +14,5%) e produtos petrolíferos (-7,3% contra 4,2%). Quanto ao volume de negócios de outro comércio a retalho, registou uma diminuição de 1,4% em comparação com o seu nível do ano anterior.

O indicador do volume de negócios nos serviços de mercado (excluindo os serviços financeiros), por seu lado, diminuiu ligeiramente em 0,6% em 2020 contra um aumento de 2,8% em 2019. Este desenvolvimento é explicado pelo BCEAO essencialmente pela diminuição do volume de negócios nos serviços de transporte, alojamento e restauração, particularmente no que diz respeito ao encerramento de complexos hoteleiros.

O índice de actividade dos serviços financeiros registou um aumento de 8,3% durante o período em análise, após um aumento de 7,7% um ano antes, principalmente devido ao aumento do volume de transacções bancárias (empréstimos, depósitos).

Financial Afrik

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: