UEMOA ministros da energia vão examinar e aprovar medidas de incentivo ao desenvolvimento e promoção das energias renováveis

Os Ministros responsáveis pela Energia dos Estados Membros da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) reunir-se-ão a 3 de Dezembro de 2021 em Ouagadougou.

Durante a reunião, os Ministros examinarão para aprovação o projecto de directiva que estabelece as medidas de incentivo ao desenvolvimento e promoção das energias renováveis na área da UEMOA.

De recordar que, como parte da implementação da Política Energética Comum (CEP), o Conselho de Ministros da UEMOA adoptou em Setembro de 2009, a estratégia denominada “Iniciativa Regional para a Energia Sustentável (RIES)”. Esta estratégia regional visa aumentar a taxa de acesso das populações aos serviços energéticos modernos e reduzir o custo médio de produção de electricidade na região da UEMOA. Também tornará possível aumentar a quota de energias renováveis (hídrica, solar, eólica) na produção de energia da União.

Para alcançar estes objectivos, foi elaborado um projecto de directiva para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das energias renováveis na comunidade.

A cerimónia de abertura terá lugar na sexta-feira 3 de Dezembro em Ouagadougou.

A reunião ministerial será precedida por uma reunião preparatória de peritos, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro de 2021 em Ouagadougou.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: