Tunísia: mais de 600 pessoas presas após uma noite de tumultos em muitas cidades


As razões exactas das escaramuças não são conhecidas, mas estão a ocorrer num contexto de instabilidade política e deterioração das condições sociais no país.
Mais de 600 pessoas foram presas após uma terceira noite de tumultos em várias cidades tunisinas, disse o Ministério do Interior na segunda-feira (18 de Janeiro). O porta-voz do ministério Khaled Hayouni falou de grupos de pessoas entre 15 e 25 que “queimaram pneus e caixotes do lixo a fim de obstruir os movimentos das forças de segurança”.
Os motivos exactos destas escaramuças não são conhecidos, mas tiveram lugar num contexto de instabilidade política e de deterioração da situação social na Tunísia.


A polícia destacada
Os confrontos irromperam em zonas marginalizadas, duramente atingidas pela crise económica sem precedentes, tendo a pandemia de Covid-19 minado o início da recuperação, enquanto a classe política dividida fica paralisada.
A polícia, destacada em número em dezenas de localidades, incluindo o vasto distrito popular de Ettadhamen, nos arredores de Tunes, tem sido alvo de manifestantes. O saque também teve lugar em algumas áreas.
com / France-info