Tribunal de contas entrega relatórios de auditorias realizadas nas entidades publicas

O tribunal de Contas no âmbito da sua “competência orgânica “ em matéria de fiscalização, lançou oito auditorias no ano 2018 nas entidades publicas nomeadamente: Hospital Nacional Simão Mendes; Direção Geral de Floresta e Fauna; Direção Geral de Viação e transportes terrestres; Empresa Nacional de pesquisa e exploração Petrolífera; Direção Geral de Geologias e Minas; Conselho Nacional de Carregadores e Cofre Geral dos Tribunais.

Para o presidente de Tribunal de Contas, as auditorias realizadas permitiu ao Tribunal de Contas, entre outras constatações, evidenciar três relevâncias que contribuem negativamente na má gestão de coisa pública, como a falta de instrumentos legais que orientam as atuações das entidades auditadas; o deficiente sistema de controlo interno ao nível administrativo e financeiro e a falta de aplicação de regras contabilísticas.

Dionísio Cabi, exorta ao Chefe do Executivo a adotar medidas urgentes para minimizar o impacto da desordem, sobretudo da natureza financeira. E aconselha a implementação das recomendações dos relatórios de auditorias e da lei referente a nomeação dos gestores públicos pelo Ministro das Finanças.

No seu torno, o Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabian enaltece trabalho levado a cabo pelo Tribunal de Contas, Sustentando que a missão de Tribunal de Contas é de fiscalizar e reorganizar as empresas publicas e a própria sociedade.
Nuno Nabian, prometeu trabalhar em colaboração com o Tribunal de Contas para que possa cumprir na integra o seu papel.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x