Tribunal de contas: A má gestao arruína Guiné Bissau économicamente

A falta de boa gestão de coisas públicas conduziu a Guiné-Bissau no desmoronamento do sistema econômica e administrativo.

Afirmou hoje, 27 de novembro de 2020 , o Presidente de Tribunal de Contas , durante a celebrações de vigésimo oitavo aniversário do Tribunal de Contas.

Dionísio Cabi, disse que, ao longo do tempo, o tribunal de contas lutou pela sua afirmação como órgão de controlo externo das finanças públicas registando inicialmente avanços poucos significativos em matéria de fiscalização das contas públicas e da auditoria, e formação do pessoal em apoio técnico, bem como a capacitação de gestores públicos devido, a inquietação que a ideia de prestação de contas causa no gestores de bens públicos, situação que conduziu o pais no desmoronamento do sistema e econômica e administrativo.

“ A hora é de entendermos que está barreira deve ser minimizada sob pena de pormos em causa os valores da democracia, valores humano, constitucional e exigências de um estado social democrático que se pretende edificar na Guiné-Bissau”, frisou.

Aida Dionísio Cabi, enumerou os avanços que o tribunal de contas conquistou nos últimos cinco anos, ente outros, a realização e conclusão da auditória as entidades públicas, verificações de Contas de gestão, a formação de quadros técnicos, o reforço da verba do orçamento geral do estado, aquisição de meios logísticas para fazer face a fiscalização, assinatura de protocolo cooperação ao nível nacional e internacional e fiscalização de execução de infraestruturas rodoviárias.

Ainda o presidente Cabi, a pandemia provocada pelo novo coronavírus, condicionou o processo de julgamento de primeiras contas gerência prévia para o passado mês de maio, não obstante o tribunal de contas continua a cumprir com a sua missão fiscalizadora.

Tribunal de Contas como órgão independente e superior do controlo externo das atividades financeiras e patrimonial do estado, vai continuar a fiscalizar as entidades que gerem as coisas públicas.

De salientar que o tribunal de contas foi criado pelo decreto lei n° 7/92 de 27 de novembro.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x