Termina em Bissau atelier de capacitação das mulheres parlamentares e lideres sobre a resolução 1325 CS-ONU

Foi encerrada esta quinta-feira 03/09/2020, o atelier de capacitação das mulheres parlamentares e lideres sobre a resolução 1325 do Conselho de segurança das Nações Unidas.

No desfecho, Salimato Sanha, proferiu uma mensagem de recomendação em nome dos participantes, “tendo passado quase duas décadas desde que o conselho de segurança das Nações Unidas adotou a resolução 1325, a partir de então a perspetiva do envolvimento da mulher no processo da construção da Paz e da busca da segurança coletiva, proporcionou maior consciencialização sobre a inclusão e consideração da questão do género nas abordagens dos assuntos globais. Apesar de relativos avanços e ganhos que precisam ser preservados, ainda existe muito que fazer.
E tendo em consideração as conclusões, a recomendação deste atelier para elaboração de estratégias adaptadas ao contexto e em particular a situação das mulheres e meninas, principalmente neste momento em que o mundo está confrontado com desafios globais de reestruturação social e económica Com maior ênfase no sistema de saúde. Por esta razão, as participantes não so testemunharam as preocupações levantadas por diferentes atores sociais e político, como também assumem solenemente compromissos em desenvolver todos os esforços na base de solidariedade e inclusão.”

Na cerimônia do encerramento, a Presidente da Plataforma das Mulheres para a Paz em Casamance, Sra.Ndeye Thiam, exortou as Organizações Femininas a descrever conteúdos da Resolução 1325 em ligua local.

Thiam, falou dos momentos de partilha e debates de alto nível, referindo que no parlamento Guineense existem Mulheres com qualidades e valores. Ainda insta os participantes a mostrarem interesse em partilhar suas preocupações junto da Assembleia Nacional Popular.

Silvina Tavares

A Presidente da PPM-GB, Silvina Tavares, manifestou sua gratidão com a presença e determinação de todos os participantes, afirmando que é urgente reestruturar e reproduzir novas dinâmicas a fim de projetar ações concretas e eficientes que irão responder as necessidades da sociedade.

De recordar que o ateliê teve duração de dois dias, com participação das Mulheres parlamentares, Governantes, Lideres Políticos e Sociedade Civil.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x