Tchad: irmão de Moussa Faki Mahamat suspenso como director nacional do BEAC

No Tchad, as autoridades de transição enviaram uma carta ao Banco dos Estados da África Central (BEAC) a 4 de Maio, informando-os da suspensão do director nacional da instituição. A notificação foi enviada quase ao mesmo tempo que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou a suspensão das suas operações para o Tchad até novo aviso.

Assim, Anouar Mahamat Hassan, Director Nacional do BEAC, foi imediatamente suspenso na sequência do pedido feito pelo Ministro da Economia e Finanças do Tchad, Tahir Hamid Ngulin, que disse estar a agir “em conformidade com os textos”.

A retirada abrupta do mandato de Anouar Mahamat Hassan, irmão de Moussa Faki Mahamat, o actual presidente da Comissão da União Africana, um diplomata que não é considerado muito favorável ao Conselho Militar de Transição (TMC), está a alimentar os rumores. Será este um tiro de aviso enviado a Moussa Faki Mahamat, que conseguiu que a União Africana não condenasse N’Djamena, como aconteceu ontem em Bamako, mas enviasse uma investigação no terreno para determinar se a tomada de poder da CMT foi um putsch ou não?

Outras fontes negam qualquer ligação entre esta suspensão e a posição do presidente da Comissão da União Africana, um dos primeiros diplomatas chadianos de patente a ter obtido um tete a tete com o chefe da junta. “É antes a relação entre o Chade e o Banco Central que está em jogo”, disse uma fonte não autorizada.

De recordar que, o próprio BEAC é chefiado por um Tchadiano, Abbas Mahamat Tolli, um executivo do clã “Deby” com uma estreita margem de manobra em relação à junta no poder.

Liderado desde 21 de Abril por Mahamat Idriss Déby, 37 anos, o Conselho Militar de Transição (CMT) recebeu lealdades de todos os representantes do país em instituições internacionais.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: