Tanzânia: Perfil de Samia Suluhu Hassan, primeira mulher presidente da república


Menos de 48 horas após a morte do presidente da Tanzânia, John Magufuli, transportado pelo Covid-19, a Tanzânia tem um novo presidente.
É o vice-presidente, Samia Suluhu Hassan, investido de acordo com a Constituição da República Unida da Tanzânia, ou Constituição Permanente, ratificada em 1977.
O candidato de John Magufuli nas últimas eleições presidenciais torna-se assim a primeira mulher presidente da República Federal multipartidária nascida a 26 de Abril de 1964 da fusão de Tanganyika e Zanzibar.
De acordo com a constituição, a mulher muçulmana do arquipélago semi-autónomo de Zanzibar ocupará o cargo durante pelo menos cinco anos (até 2025), dado que o seu antecessor foi reeleito para um segundo mandato de 2020 a 2025.
Nascido a 27 de Janeiro de 1960 em Zanzibar, Samia Suluhu Hassan teve uma vida política muito activa com vários cargos de responsabilidade. Foi membro do Partido Chama cha Mapinduzi (CCM) e mais tarde ministra na região semi-autónoma de Zanzibar.
Falou pela última vez a 17 de Março de 2021, quando anunciou na televisão tanzaniana a morte do Presidente John Magufuli, com 61 anos de idade.
A chefe de estado, informou, morreu de problemas cardíacos no Hospital Emilio Mzena em Dar es Salaam.
Carreira política excepcional
Em 2000, Samia Suluhu iniciou a sua carreira política como membro da Câmara dos Representantes de Zanzibar.
Através das suas convicções e tenacidade, foi nomeada ministra durante a era do Presidente Amani Abeid Karume.
Em 2010, foi novamente candidata à Assembleia Nacional no círculo eleitoral de Makunduchi e venceu por mais de 80% dos votos expressos. O Presidente Jakaya Kikwete nomeou-a então como Ministra de Estado para os Assuntos da União.
Em Julho de 2015, o candidato presidencial do CCM John Magufuli escolheu-a como candidata às eleições presidenciais, incluídas nas eleições gerais de 2015 na Tanzânia. Samia Suluhu Hassan é a primeira mulher escolhida como candidata a companheira de candidatura por um candidato nas eleições presidenciais da Tanzânia.