Supremo Tribunal de contas: combate a corrupção se destaca como um dos mais sérios desafios das Instituições de Justiça

Fiscalização Através do processo de “Auditória “ é a mais Profunda Forma de Averiguação do Cumprimento das Normas Contabilísticas, Administrativa e Financeiras.

Tribunal de contas fez uma entrega simbólica de Relatório de auditória à Mistério Público, hoje 07 de Setembro de 2020.

Presidente de Tribunal de Contas Dionísio Cabi disse que, a fiscalização através do processo de auditoria é a mais profunda forma de averiguação do cumprimento das normas contabilísticas, administrativas e financeiras e que o gestor está sujeito, portanto é a forma mais eficiente de investigação para a recolha dos indícios de eventuais corrupções, sendo o Ministério Público a instituição vocacionada para instrução dos processo crime, é a razão porque gostaríamos de partilhar as conclusões da presente auditória referentes aos anos econômicos 2016, 2017 e primeiro semestre do ano 2018. Este simbólico gesto de entrega dos relatórios, a semelhança do que aconteceu em 2018, gostaria de assegurar-vos que as auditórias em causa vão prosseguir as suas tramitações processuais no Tribunal de contas donde os Magistrados do Ministério público desta Corte Suprema de contas intervirão no mesmo para apurar a Responsabilidade de não Justificação de valores que Ascendem ao Montante Global de 18.474.461.04 francos CFA (dezoito bilhões, quatrocentos e setenta e quatro milhões, quatrocentos e sessenta e um mil quatro francos cfa) provocadas pelos gestores das seguintes entidades, Direção Geral de Floresta e Fauna; Hospital Nacional Simão Mendes; Agência Nacional de Caju; Direção Geral de Aviação e Transporte Terrestre; Empresa Nacional de pesquisa e Exploração Petrolífera, (PETROGUIN);Direção Geral de Geologia e Minas e Conselho Nacional de Carregadores.

partilha de dossier de conclusão das auditorias

Hoje o combate a corrupção se destaca como um dos mais sérios desafios das Instituições de Justiça ,por isso jamais poderá ser resolvida por uma única entidade. A intenção inter-instituicional e a troca de experiências, são essenciais para alcançarmos objectivos Comuns, que é a Mitigação da corrupção e consequente promoção do desenvolvimento sustentável. Este ato será uma oportunidade para daí em diante criarmos mecanismos de comunicação eficiente e proceder troca de experiências necessárias em cumprimento dos nossos objetivos comuns que é o combate a corrupção.

Fernando Gomes (locução)

Procurador Geral da República Fernando Gomes disse que relatório vai ter divido tratamento porque não é possível até hoje ninguém foi responsablizados pelos atos de Corrupção, parabenizou Tribunal de Contas pelo trabalho feito salientou que Ministério público vai fazer a sua parte pois todos estão empenhados na Luta contra Corrupção.

Ministério público deu início hoje 07 de Setembro de 2020 a operação Lavagem que vai investigar todas as instituições de Estado sem exceção. Ainda salientou que vai estar disponível a linha Verde de comunicação para que os cidadãos possam fazer as denúncias nessa Luta de combate à Corrupção.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x