Sociedade: MIKAT lança projeto ‘suta mindjer Kaba’

Por: Warendja Mochacha

MIKAT- Movimento Mindjer i ka tambur inaugura projeto “Suta Mindjer kaba”, desde dia 13 de Setembro do ano em curso, um projeto que visa consciencializar a sociedade para o abandono da normalização e romantização da violência contra as mulheres. No mesmo contexto, decorreu formação de três dias 15 á 17 com os músicos da nova geração e os apreendentes da música, objetivo de consciencializar estes ultimos na abstenção dos conteúdos inadequados.

A formação teve a partecipação da coordenadora do movimento Yolanda Victor Garrafão e formador Magno da Costa e outros membros, incluindo 50 formandos músicos jovens meninas, rapazes, deficientes e também com a cantora guineense “Dulce Neves “que partilhou um pouco da sua experiencia enquanto cantora e aconselhou-os a seguir a carreira com muito empenho.

A coordenadora Yolanda Victor Garrafão em suas palavras falou da importância da música e literatura em geral nessa luta.

“acredito que a música é a melhor arma que pode ser utilizada para conscientizar, educar a sociedade gueneense”. Começou por dizer, acrescentando que ultimamente tem se verificado o aumento da violência nas mulheres guineenses tanto fisico assim como moralmente e a objetificação das mesmas na música de modo que ela considera que os conteúdos musicais estão a ser tóxicos para a sociedade.

“tenho esperança que essa formação, dedicada aos músicos irá ter impacto positivo porque é uma forma de revolucionar e dizer basta a violência”. Concluiu

Magno Da Costa enquanto formador e pesquisador da música afirma que a formação com os músicos foi muito positivo e produtivo.

“acredito que haverá mudanças na música guineense nos conteúdos e na forma da atuação”. Disse para de seguida acrescentar que na Guiné-Bissau a grande população consome mais a música do que ler livros.

“Espero que a população abrace este projeto de maneira positiva”.

Os músicos, com força e vontade de aprender e partilhar, eles prometem a mudança nos conteúdos musicais e apoiar na luta contra violência baseado no gênero.

Projeto “Suta Mindjer Kaba Dja!”

Formação de Capacitação com os músicos da Nova Geração

A execução do Projeto “Suta Mindjer Kaba dja”, iniciou desde 15 de Setembro, a formação e Reforço de Capacidade dos músicos da Nova Geração, um dos partes beneficiário do Projeto, que visa desencorajar conteúdos insanos na musica, e sobre importância da intervenção músical para à redução da violência contra mulher, com objetivo de mobilizar cantores e cantoras para a promoção de direitos Humanos das mulheres e a luta contra violências baseadas em género.

De recordar que o projeto é financiado pelo PNUD, através da Plataforma Na Nô Mon e executado pelo Movimento Mindjer ika TAMBUR.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x