SIPHIWE BALEKA REPRESENTA GUINÉ-BISSAU NOS JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO’2021

OGOLOGB

O nadador natural dos Estados Unidos da América, mas de raízes guineense, Siphiwe Baleka poderá representar o país nos jogos olímpicos de Japão, Tóquio’2021, isto é, de acordo com dois documentos que chegaram à redação de O Golo GB, um vindo de Comité Olímpico da Guiné-Bissau, outro da Federação de Natação da Guiné-Bissau, respectivamente.

“O Comité Olímpico da Guiné-Bissau apoia a iniciativa de representar a Guiné-Bissau nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021”, lê-se numa carta datada de 06 de Novembro de 2020, assinado pelo presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, Sérgio Mané e dirigida ao atleta nascido nos Estados Unidos da América.

O documento do comité olímpico nacional sublinha ainda que “para o efeito, iremos trabalhar em conjunto com a Federação de Natação da Guiné-Bissau para o ajudar a alcançar este objetivo”, concluindo com o desejo de maiores sucessos ao atleta nas eliminatórias que antecedem os jogos olímpicos de Tóquio’2021.

Com a mesma data supracitada, a Federação de Natação da Guiné-Bissau, através do seu presidente, Duarte Ioia, enviou igualmente uma carta ao atleta, na qual manifestou a disponibilidade da sua organização em dar todo o seu apoio no que for possível, para que Baleka possa representar condignamente o país.

“Apesar da falta de infraestrutura adequada no país, estamos determinados a trabalhar para o avanço desta modalidade desportiva”, lê-se no mesmo documento enviado à nossa redação.

“Era meu sonho de menino competir nas Olimpíadas. Dediquei minha vida a isso e não consegui em 1992. Ter a oportunidade agora, só depois de ter aprendido minha verdadeira identidade de Balanta, é como um destino cumprido. Mesmo se eu fosse um grande poeta, as palavras não poderiam descrever o que sinto. Redenção, honra, glória … eles não fazem justiça”, foram as palavras de Siphiwe Baleka numa conversa com a redação de O Golo GB para confirmar que poderá representar as cores nacionais nos Jogos Olímpicos de Japão.

Recorde-se que o nadador Siphiwe Baleka é um atleta norte-americano que se orgulha das suas raízes da Guiné-Bissau, especificamente da sua ligação à etnia Balanta. O atleta já visitou o país, onde foi descobrir suas raízes e tradição da etnia Balanta, da qual é originário.

O atleta natural dos Estados Unidos da América de origem guineense, esteve em grande no Primeiro Campeonato Internacional de Natação ‘Masculinos’, realizado no Egito, onde arrecadou no dia 03 de Outubro de 2019, três medalhas de ouro em 3 provas disputadas, onde celebrou os títulos com traje da etnia Balanta acompanhado com exibição da Bandeira da Guiné-Bissau, como podem ver na imagem ilustrativa deste artigo.

Saliente-se que os Jogos Olímpicos de Japão, Tóquio 2020, devia ter lugar em 2020, mas devido à pandemia da Covid’2019, a organização daquele que é o maior evento desportivo do mundo, adiou o mesmo para o próximo ano 2021.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x