Sindicatos do ministério das finanças exigem pagamento de nove meses de salário em atraso

Por: Ussumane Baldé

Os dois sindicatos do ministério das finanças e a direção geral de contribuição e impostos (DGCI), exige do Governo o pagamento de nove meses dos ordenados ao pessoal que recebem através folha A4.

As exigências foram tornada pública esta terça-feira, 14-09-2021, pelo porta-voz dos sindicatos em conferência realizada na sede da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné ( UNTG).

Malam Homi Indjai acusa o ministro das Finanças João Aladje Fadia, de estar a proceder com nomeações familiares na instituição e, de não pôr na prática o última memorando de entendimento que foi assinado por Nuno Gomes Nabiam.

“O ministro das finanças João Aladje Fadia instruiu o não pagamento de alguns funcionários e pior de tudo ordenou a não pagar mais de 553 funcionários que recebem na folha A4 desrespeitando as orientações do primeiro-ministro”.

Malam Homi Indjai revelou que os trabalhadores estão a reclamar a conclusão do pagamento de nove meses de salários em atraso do pessoal que recebem na folha A4, a revogação incondicional de circular do secretário geral das Finanças que interdita alguns funcionários afetos a instituição de ocupar os seus postos de trabalho e a divulgação do montante descontado aos funcionários do ministério das Finanças.

Indjai exige a revogação dos contratos que considera de ilegal, a suspensão imediata do circular número 50 assinado por Nuno Gomes Nabiam, que suspende tratamento médico dos funcionários públicos desencorajando a forma como alguns ministros que chegam aquela instituição tendem a colocar militantes dos partidos políticos na administração pública.

Malam Homi Indjai lamentou o silêncio do primeiro-ministro face a greve em curso na função pública guineense, por fim exige do governo a equiparação e o pagamento atempada dos funcionários do ministério das Finanças.

O sindicato dos funcionários do ministério das finanças não se entendem com o patronato há um ano.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x