SINAPROF apela regresso dos Professores a Salas de aula


Por: Laércia Valeriana Insali
O Sindicato Nacional dos professores, apelou esta terça-feira 12/10/2021 aos professores a voltarem para as salas de aula.
Depois do anúncio da abertura oficial do ano letivo 2021/2022, o SINAPROF reuniu para pedir aos professores a regressarem à seus postos de trabalho. Durante a conferência de imprensa, o presidente do sindicato nacional dos professores falou das consequências das sucessivas greves no ensino público a quase dez meses.
Domingos Carvalho identificou as consequências como o fraco aproveitamento das crianças, abandono da escola e perda de emprego aos professores.
“greve causou vários prejuízos, os alunos estão a abandonar as escolas públicas e com isto os professores podem ser afetados na situação de transferências indesejáveis até ao ponto de perda de emprego, fraco aproveitamento dos Alunos”.asseverou
Para fazer face a situação da pandemia nas escolas, o presidente do sindicato disse que o governo deve redobrar esforços no sentido de criar melhores condições sanitárias nas escolas.
“Governo consegue pagar os salários regularmente “
Ainda a margem da conferência, Domingos garante que o governo paga atempadamente os salários. Por outro lado, anunciou que o Executivo pagou algumas dívidas em atraso no valor de 2.720.435,939 Fcfa.
Segundo Domingos, o governo conseguiu reclassificar mais de 3 mil professores e cerca de 4 mil que não foram efetivados desde 2001.
O Líder do sindicato informa que a folha de pagamento da carga horária já encontra no Ministério das Finanças para efeito de pagamento este mês.
Assim sendo, Domingos Carvalho reconhece o interesse do governo em resolver problemas “enjeitados pelos anteriores governos”.