Setor privado guineense clama pelos seus direitos, defendem a redução das “taxas e impostos”

Por: Martinho Mendes

Presidente Sissoco reconhece a importância do sector privado para o desenvolvimento do país.

O presidente da república afirmou esta quarta-feira, 29-09-2021, que o setor privado é muito importante para o desenvolvimento de qualquer país.

Umaro Sissoco Embaló falava à margem da abertura da segunda reunião ordinária do bureau da Câmara consular regional da União Econômica e Monetário do Oeste Africano (UEMOA), na qual defendeu a necessidade do País começar apoiar o setor privado nacional.

Embaló disse que, a Guiné-Bissau tem grandes problemas no que diz respeito a empregabilidade juvenil, frisando que se o setor privado tivesse sido ‘forte‘, facilitaria na obtenção de emprego e ajudar combater esse mal social.

“Temos que adaptar e começarmos apoiar o nosso setor privado para torna-la forte, sério e credível”, defendeu Umaro Sissoco Embaló.

Por sua vez, o presidente em exercício da Câmara do Comércio, Industria Agricultura e Serviços, Mama Samba Embaló, disse que, é imprescindível e urgente a devolução ao setor privado nacional dos seus direitos legítimas aprovadas pelos chefes de Estados e de Governos da organização comunitária.

Mama Samba Embaló defende, a redução das taxas e impostos aplicadas ao operadores económicos da Guiné-Bissau, a entrega ao setor privado nacional os serviços determinada pela UEMOA.

O empresário pediu o apoio do Governo ao setor privado nacional com a necessidade de reduzir o setor informal, a criação urgente e dinamização, do espaço de diálogo permanente público-privado e econômico e a adoção de uma agenda económica nacional.

A Guiné-Bissau assumirá a presidência da Câmara de comércio da (UEMOA) em 2023 a 2026 e a segunda reunião do sector empresarial que iniciou hoje termina amanhã aqui em Bissau.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: