Independecia: Setor de Sonaco de promessas a falácias, euforia e a desilusão.

Reportagem

Por: Ussumane Baldé

Segundo os relatos antes da independência unilateral da Guiné-Bissau ter sido proclamada em setembro de 1974, a bandeira nacional foi primeiro hasteada em Sonaco, no dia 23 de Agosto de 1973, desde então passando a representar o dia de Sonaco.

Para a ocasião de aproximar da festa da independencia e fazer recordar memoravél dia de Sonaco, a CAP-GB visitou aquela localidade, leste do país, sector da região administrativa de Gabu com 783,6 km2.

“sonaco depara com grandes dificuldades de ordem sócias”.

As afirmações foram reveladas por chefe central de djargas (regulo) de setor que na ocasião lembrou que aquele setor sempre caiu nas esquecidas nao obstante as promessas la deixadas pelos consecutivos governadores do país ao longo da sua existencia.

Mansali ture, disse que as dificuldades que a população do setor enfrenta é enorme sustentado pela ausencia de politicas sociais claras a imagem de todos outros setores e por que nao regiões, recuando na historia para lembrar o Sonaco dentro dos eventos da libertação.

“As dificuldades são enormes sobretudo no dominio da educação e saúde, tendo só um liceu, sendo composto de 168 aldeias que ali enfrentam”

Mansali,ainda lembra que todas as promessas deixadas nos periodos das campanhas eleitorais jamais foram honradas.

imagem arquivo

“Durante a campanha eleitoral fazem promessas no sentido de pescar votos que nunca são realizadas, caso das estradas, educação, saúde e sobretudo na ajuda ao emprego dos jovens do setor que no momento maioria encontra desemprego”

SAÚDE

Este representante do poder local falou da grande dificuldade, engendrada pela pandemia Covid-19 em que todos povos sofreram imenso, é perdas humanas a économicas, perdas esses que dificilmente serão esquecidas.

Por fim mansali ture, disse que a população do setor de sonaco estão a cumprir massivamente as orientações deixadas pelo alto comissariado de covid-19.

A Guiné-Bissau tornou-se independente em 24 de setembro de 1973, proclamou de forma unilateral no leste do país, a independência com reconhecimento internacional, nomeadamente, da Organização da Unidade Africana (OUA) o país prepara essa data num contexto da epidimia, e estado de calamidade declarado pelo governo que se extende ate dia 25 de setembro.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x