Sete Venerandos Juízes Conselheiros juraram zelar pela boa administração da Justiça na Guiné-Bissau

Por: Laércia Valeriana Insali

Tese do comprimentimento foi proferido esta quinta-feira 18/11/2021 no ato de tomada de posse dos admitidos ao Cargo de Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

Na Presença do Primeiro Magistrado da Nação, Umaro Sissoco Embaló, os sete Juízes Conselheiros recém empossados nomeadamente, Carmem Isaura Tavares Lobo, Arafam Mané, Aimadu Sauane, M’Pabi Cabi, Atila Djawara Morreira Ferreira, João Mendes Pereira e Pansau Na Ntcharé, juraram submissão, a Constituição e as leis, zelar pela administração da Justiça na independência dos Tribunais e dedicar toda sua inteligência a serviço da Guiné-Bissau.

Falando aos admitidos juízes, Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló desejou sucesso e empenho nos seus trabalhos. No entanto, traçou desafios sobre a grande responsabilidade que o Supremo Tribunal de Justiça guineense tem que é de reconquistar boa imagem e confiança do povo.

“Supremo Tribunal de Justiça tem grande responsabilidade de restaurar sua boa imagem desta instituição e dignidade do povo para corrigir erros do passado, e reconquistar a confiança do povo”

Por outro lado, afirmou que o Supremo Tribunal deve responder às aspirações da sociedade com competência e sentido da Justiça.

Na sua intervenção, Vice-presidente e Presidente interino do Supremo Tribunal de Justiça, Lima António André, aproveitou da ocasião para apelar Presidente da República o uso da sua magistratura de influência para que seja defendida a independência permanente real e efetiva dos Tribunais em todos os aspectos, sobretudo financeira, acautelando assim a dignidade da função jurisdicional.

De recordar que, os novos Juízes Conselheiros foram admitidos a este cargo no passado dia 12 do mês de Novembro durante a reunião do Conselho Superior da Magistratura Judicial numa Sessão Extraordinária.

Ainda na mesma reunião, o Conselho deliberou em quórum a remarcação da data de eleição do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça para o dia 10 de Dezembro do corrente ano.

Estiveram presentes na cerimónia,Vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Procurador Geral da República, Presidente do Tribunal de Contas e Representantes do CorpoDiplomático.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: