Senegal: Jornalistas e técnicos instados a apresentar queixas por ameaças que recebem


A União dos Profissionais de Informação e Comunicação do Senegal (Synpics) convidou todos os meios de comunicação social que receberam ameaças e apelos ao assassinato a apresentarem oficialmente uma queixa junto dos tribunais.
Numa declaração divulgada na quinta-feira, o Conselho Executivo do sindicato senegalés “encoraja os jornalistas a fazer o seu trabalho de informar as pessoas de forma honesta e responsável, sem receio de serem manipulados.
Além disso, Bamba Kassé & Co. Lançou “todos os colegas a permanecerem vigilantes, a anotarem e, se necessário, a denunciarem qualquer tentativa de intimidação, qualquer ameaça, qualquer acção subversiva contra qualquer membro da imprensa”.
Na mesma linha, Synpics convida a Cored a recordar aos jornalistas e outros técnicos as imutáveis regras que regem a profissão de informar.
“O Synpics obriga qualquer cidadão que se sinta difamado a utilizar os meios oferecidos pela lei positiva senegalesa, uma vez que os jornalistas não estão acima da lei, mesmo no exercício da sua nobre profissão”, acrescenta a mesma fonte. S.G