Senegal: face a uma segunda vaga de contaminações por coronavírus

À medida que a pandemia de coronavírus se aproxima do seu fim, com uma média de 10 casos por dia recentemente, é provável que o Senegal venha a experimentar uma segunda vaga, ecoando as preocupações expressas pelo Presidente da República.

De acordo com estatísticas oficiais, a curva da epidemia do coronavírus retomou um aumento meteórico desde Dezembro. Durante o período de 2 a 7 de Dezembro, o número de casos passou a marca dos 50 casos por dia, em média. Uma situação que não deixou a saúde e as autoridades públicas indiferentes, temendo uma segunda vaga. Uma segunda vaga que, mais uma vez, corre o risco de impor mais restrições.

“Decisões que serão insuportáveis para a economia senegalesa”, advertiu o Presidente senegalês Macky Sall, exortando os cidadãos a respeitar rigorosamente as medidas de barreira para travar a propagação do vírus. Ao mesmo tempo, as autoridades senegalesas decidiram tomar uma posição mais dura (maior vigilância do uso de máscaras, sanções…) para encorajar a população a respeitar as medidas de barreira.

Os especialistas são da opinião que o mundo inteiro, incluindo a Europa, Ásia e África, não está a salvo de uma segunda, terceira e mesmo quarta vaga. Eles recomendam que as pessoas não relaxem, cumprindo as medidas de barreira. Numa entrevista publicada na segunda-feira, 7 de Dezembro, o Professor Didier Raoult sugeriu que o vírus está longe de ser erradicado do planeta.

Comentando a “corrida às vacinas”, o médico duvida da eficácia das vacinas de ARN contra o coronavírus. “Estamos a navegar em algo que é um pouco desconhecido”, disse Raoult, acrescentando que “o programa que li até agora pareceu-me ficção científica. De momento, o que tenho visto é sobretudo publicidade. Ainda não vi nenhum artigo científico. Estou à espera de ver alguns dados reais.

De lembrar que, o Senegal foi classificado em primeiro lugar em África e segundo no mundo em termos de gestão da pandemia de coronavírus, de acordo com o ranking do jornal americano, USA Today. O país de Teranga, totaliza a partir de segunda-feira, 7 de Dezembro, 16553 casos de coronavírus, incluindo 15804 curados e 340 mortes.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x