Secretário Executivo da CPLP apela Estados membros a ratificarem acordo da mobilidade

Por: Cintia Ross Dayves

O secretário executivo da comunidade dos país da língua oficial portuguesa (CPLP) apelou aos Estados membros a ratificarem o acordo da mobilidade que foi aprovada na ultima cimeira dos chefes de estados e dos governos da organização.

O apelo de Zacarias da Costa foi registrada quarta-feira, 17-11-2021 ,a saída do encontro com o presidente da república Umaro Sissoco Embalo, no âmbito da sua visita de trabalho a Guiné-Bissau ,na qual assegurou que só resta três países completarem o processo para fazer vigorar o acordo acreditando que isto pode acontecer dentro em breve sem precisar a data.

Zacarias da Costa promete mobilizar novamente o grupo técnicos conjuntas que esteve na origem do debate para que o acordo possa ser aprovado frisando que com aprovação do acordo “ não significa que hoje para amanha vamos todos circular no espaço de CPLP explicando que é um processo que se efetivará paulatinamente.

Da Costa fez lembrar que trata-se do acordo geral que leva em conta a especificidade de cada um país no espaço onde está integrado, tomando exemplo do caso de Portugal que tem compromisso com a união europeia.

Cabo verde e São Tome e Príncipe já ratificaram disse o secretario executivo da CPLP, Portugal também ratificou acordo no parlamento mas ainda não notificou o Secretário executivo.

Questionado se abordou com Sissoco Embaló sobre a presidências da CPLP, Zacarias da Costa disse que abordou o assunto com presidente Embaló salientando que a matéria é para chefes de estados e o secretario só recebe apenas decisões dos estados de membro.

O Timorense testemunhou que a sua visita a Guiné-Bissau ajudou-lhe bastante a conhecer a situação do país.

Termina hoje a visita do secretário executivo da CPLP que esteve no país e durante a sua visita foi recebido pela ministra de estado dos negocio e cooperação internacional o ministro da educação entre outro.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x