Secretário de estado da energia: Augusto Poquena toma posse com desafios enormes no setor

Por: Ussumane Baldé

Umaro Sissoco Émbalo deu posse manhã desta terça-feira,12-04-2022, Augusto Poquena ao cargo do secretário de estado da energia conforme consta no decreto presidencial n-14/2022 publicado 11-04-22, num momento de grandes desafios no setor e crise que conhece o mundo atualmente, “lançamos repto ao novo secretário de estado de dar seu melhor para sonegar as dificculdades no setor” começou por dizer chefe de estado.

“Com cargo assumido resta-lhe trabalhar e dar seu melhor no que é possível para desenvolver o setor energético do país”.

Na sua intervenção, Poquena, sublinhou que o primeiro desafio vai ser o diagnóstico em todos setores da energia para perceber melhor as causas de não funcionamento regular da energia no país.

“De partida é saber as causas e depois trabalhar para que a energia esteja a alcance de todos”.

Ainda,o secretário recém nomeado, garante realizar visitas as regiões conversar com atores no ramo assim como o sindicato base da EAGB para tentar resolver os problemas pendentes no setor.

“Vou realizar visitas as regiões para constatar as dificuldades e sobre o sindicato vamos manter um encontro para ultrapassar a situação”.

Poquena assume cargo de secretário de estado da energia num momento de grande crise mundial ligado ao setor, devido a invasão Russa á Ucrânia desde fevereiro ultimo, e em princípio de março o sindicato dos trabalhadores da EAGB entregaram um pré-aviso de greve, que foi observado durante 7 dias que afetou alguns Bairros de Bissau, como Cintra, bairro Militar, São Paulo e Antula estão sem luz e água.

 É de salientar que poquena ingressou no partido dos libertadores Desde  1992,logo após a sua fundação,e passou a desempenhar várias funções internas e externas.

E em 1993 ocupou cargo de secrétario nacional da juventude no mesmo ano acumulando cargo das relações exteriores do partido, e para depois tornar secretario geral do partido.

Nas primeiras eleições livres e pluralistas da Guiné, Augusto Poquena foi eleito deputado em 1994,99/2008, ocupando varios outros cargos apartir daí, entre os quais Secreatrio de estado e embaixador.

Alto quadro do PRS, era bastante proximo ao carísmatico lider dos renovadores Kumba Yalá

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: