Secretário de estado americano Blinken visita virtualmente a África

O Secretário de Estado, Antony J. Blinken, fará esta terça-feira 27 de abril, a primeira viagem virtual a África, onde visitará o Quénia e a Nigéria.

Ao longo da viagem, Antony Blinken vai reunir com antigos estudantes da Young African Leadership Initiative (YALI). E durante o encontro, os antigos estudantes da YALI terão a oportunidade de participar junto com o Secretário de Estado em várias matérias, incluindo o papel da juventude no futuro de África, desenvolvimento económico, democracia e boa governação e mudança climática e saúde, através do evento intitulado “Dez Perguntas com Tony”.

De sublinhar que através da organização YALI, os Estados Unidos trabalham com parceiros do setor público, privado e da sociedade civil em todo o continente para desenvolver iniciativas e oportunidades económicas para apoiar a criatividade, a inovação e a energia dos jovens de África.

E na jornada a Nigéria, Antony focalizar-se-à nos objetivos comuns dos Estados Unidos que é de fortalecer a governação democrática, construir uma segurança duradoura e promover laços interpessoais económicos e diversificação. Laços estes sustentados pela dinâmica diáspora nigeriana nos Estados Unidos que fortalecem o relacionamento dos dois países.

Ainda durante a viagem, encontrar-se-á com o Presidente Buhari e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Onyeama para reiterar o valor do relacionamento bilateral e discutir questões de importância comum, e não só, também participará num evento de parceria de saúde para enfatizar a colaboração no combate à pandemia de Covid-19, bem como os investimentos de longo prazo dos E.U. no combate a doenças infeciosas.

De mesma forma, a viagem virtual a República Quéniana, é para celebrar os 57 anos de relacionamento bilateral, na qual o Secretário de Estado Blinken reunir-se-á com o Presidente Kenyatta e o Secretário de Gabinete Omamo para reafirmar a parceria estratégica, discutir a cooperação futura para promover a democracia e expandir o comércio, e explorar caminhos para enfrentar os desafios globais, incluindo a mudança climática e a pandemia COVID-19.
Também, pretende visitar as empresas de energia renovável sediadas no Quénia que, em parte graças ao envolvimento do governo dos E.U., são modelo de alternativas inovadoras de energia limpa em África e por último, como parte de solidariedade com o Quénia durante a pandemia global, o hospital de campanha doado pelos E.U. no qual fornecem suprimentos médicos essenciais ao combate à COVID-19 através da AFRICOM e do Programa de Parceria Estadual da Guarda Nacional de Massachusetts.

Laercia V. Insali

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: