Sebastião Tambá Júnior exige o Estado guineense a implementação efetiva dos Direitos das crianças

DE: Laercia Valeriana Insali

O Parlamento Nacional Infantil, realizou esta terça-feira 1/06/2021 uma conferência de imprensa, no ambito da comemoração do dia internacional das crianças.

No entanto, para não desconsiderar esta data, o parlamento infantil da Guiné-Bissau endereça seus agradecimentos ao Estado Guineense pela imediata resposta na adoção e ratificação da convenção dos Direitos das crianças, um ano depois de ser adotado na assembleia geral das Nações Unidas, em 1989.

Apesar disso, Sebastião Júnior lamenta que durante as três décadas da adoção de CDC, todos os dias as crianças são agredidas devido as sucessivas greves verificado no setor de ensino, violações sistemáticas dos Direitos fundamentais e básicos consagrados na convenção de Direitos das crianças, fragilidade no sistema sanitário que provoca a elevada taxa de mortalidade materna e infantil, e práticas nefastas.

A mensagem do Representante das crianças no país não se refere apenas nas lamentações, mas demonstrou que as crianças vítimas de maus-tratos, dificuldades de acesso a saúde, pobreza, doenças crônicas e deficiência, privação de afetos e entre outros, não devem ser ignoradas e merecem uma atenção especial.

Apesar disso, o parlamento Nacional Infantil reconhece o empenho de todos que lutam na defesa dos direitos das crianças.

Por outro lado, exige ao Estado para assumir suas responsabilidades com as crianças guineenses e trabalhar para que haja uma efetiva implementação dos Direitos das crianças e de mais instrumentos jurídicos reivindicados.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: