São Tomé e príncipe e Guiné-Bissau assinam acordo de cooperação no domínio consular

DE: Laercia V. Insali img: Déllcyo Sanca

Os acordos entre os dois países, foram subscritos esta quarta-feira 19/05/2021, a margem da visita do Presidente Santomense a República da Guiné-Bissau.

Na qual, no primeiro dos quatros dias de estadia no solo guineense, o Chefe de estado Santomense teve um encontro com o seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló, onde acordaram cooperar em diferentes setores, e os três mais relevantes são os da cooperação no domínio consular, isenção recíproca dos vistos em passaportes diplomáticos, de serviços especiais e ordinário e o acordo de geminação no âmbito da cooperação entre a região autónoma de príncipe e região de Bolama-Bijagos.

Considerando que a região autónoma de príncipe tem uma necessidade em estreitar os laços de amizade entre as Populações da Região Autónoma do Príncipe e a Região de Bolama Bijagós, tal como o desejo de aprofundar, revitalizar e ampliar esse Relacionamento, incentivando formas de colaboração nos mais Diversos domínios de interesse comum.

Os presentes acordos, foram rubricados pela Ministra dos Negócios estrangeiros, cooperação e comunidade de São Tomé e príncipe, Senhora Edite Ramos da Costa, Presidente do governo da região autónoma de São Tomé e príncipe, a Ministra de estado e cooperação internacional da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa, e o governador da região de Bolama-Bijagos.

Satisfeitos com estes acordos recém assinados, os dois Chefes de estados deixaram algumas mensagens realçando a importância dos dois povos andarem adstritos em diversos setores.

Para o presidente Sissoco Embaló, é um marco histórico para o país, pois, servirá para reforçar cooperação e laços de amizade, e inicia-se uma nova etapa de aproximação para exploração de grandes potênciais de ambos países.
Entretanto, convida as potências investidores Santomense e Guineense a aproveitarem oportunidades de negócios em todas as áreas de interesse comum.

Por sua vez, o Chefe de estado Santomense, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, falou que com assinatura de acordos a relação dos dois países move-se para um grande rumo, e fará de tudo para que a união dos Santomenses e os guineenses cresça mais e trará novos rumos para o desenvolvimento.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: