Ruanda e Guiné-Bissau assinam acordos de cooperação nos domínios do Turismo, Comércio e Educação


Por: Martinho Mendes
O presidente da Ruanda, Paul Kagamé anunciou esta segunda-feira, 07-03-2022, que a Ruanda e a Guiné-Bissau vão assinar “vários acordos de interesse comum”, nomeadamente nos domínios do Turismo, Comércio e Educação.
Em declaração conjunta através de áudio disponibilizada a imprensa, pelo gabinete de comunicação e relações pública da presidência, Paul Kagame agradeceu o seu homólogo guineense é a sua comitiva anunciando assinatura de três acordos que segundo ele são importantes.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, iniciou uma visita de dois dias ao Ruanda para reforço da cooperação bilateral.
Na sua declaração em Kigali Ruanda Sissoco Embaló fez saber que, a Guiné-Bissau é um país que tem 88 ilhas e que prática muito atividades de comércio.
Embaló disse que, país tem muitas dificuldades nas áreas de educação mas afiançou que com a experiência de Ruanda a Guiné-Bissau vai ultrapassar essas dificuldades.


O chefe de Estado guineense que se fez acompanhar, pela ministra do Estado, dos Negócios Estrangeiro, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, e por elementos do seu gabinete, foi recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Vicent Biruta.
Umaro Sissoco Embaló, deixará Kigali na quarta com destino a Turquia, onde devera participar no Fórum da Diplomacia de Antalya de 11 a 13 do mês em curso.