RETIRADA DA FRANÇA DO MALI: BARKHANE DEIXA DE VEZ GOSSI, A SUA BASE TRANSFERIDA PARA A FA MALIANA


19 de Abril de 2022, a base operacional do Gossi forward foi transferida de acordo com o calendário, num estado operacional favorável, permitindo assim que as forças armadas malianas fossem instaladas sem demora.


Esta transferência faz parte do quadro estabelecido pelo Presidente da República Francesa a 17 de Fevereiro de 2022 para reorganizar a força Barkhane fora do Mali.

Tem sido objecto de meticulosa preparação e coordenação com as forças armadas do Mali. Foram tomadas todas as medidas para assegurar que o direito de passagem seja entregue nas melhores condições possíveis, com destaque para a transferência de infra-estruturas de protecção muito boas. Uma avaliação cruzada do local foi obviamente realizada na devida forma, após o reconhecimento minucioso do local pelo exército do Mali.
Desde Setembro de 2018, esta base operacional avançada tem permitido à Força Barkhane apoiar com determinação os esforços das forças armadas malianas na região e manter uma pressão forte e dissuasiva sobre as acções e a presença de grupos terroristas armados. Ao reforçar a segurança na região, a base de Gossi também criou condições favoráveis para a implantação de projectos de desenvolvimento em benefício das populações da região nas áreas de infra-estruturas vitais, educação, juventude e saúde. É por isso que a retirada foi também coordenada com os principais actores internacionais do desenvolvimento, para que estes projectos pudessem continuar a beneficiar as populações ao longo do RN16 após a partida da Força.
A coabitação entre a Força Barkhane e a população de Gossi foi sempre marcada por uma excelente compreensão e um profundo respeito mútuo que permitiu o desenvolvimento de laços profundos de amizade.

Com a partida de Barkhane, cabe agora apenas às forças malianas assegurar a protecção do povo de Gossi, apoiar o seu desenvolvimento e continuar a luta contra os grupos que os aterrorizam. “Desejamos o melhor aos nossos irmãos de armas das forças armadas do Mali no cumprimento da sua missão”. disse porta-voz no momento de adeus

Fonte : Barkhane

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: