Rede Paz das Mulheres da CEDEAO (REMPSECAO-GB) alerta para aumento da incerteza e crise de confiança

Bissau 09/05/2022 (COMUNICADO) A Rede Paz e Segurança para as Mulheres no Espaço CEDEAO, antena Guiné-Bissau (REMPSECAO-GB), acompanha com muita preocupação os sucessivos acontecimentos surpreendentes no país, no que concerne as diferentes situações, desde assaltos armados contra as instituições da República da Guiné-Bissau, a casa de algumas figuras com tiros de armas de fogo, captura e espancamentos á luz do dia e deste último acontecimento de ontem, em que um grupo de pessoas, numa viatura dispararam contra a casa do deputado da União para Mudança, Sr. Agnelo Regala, deixando-o com ferrimentos nas pernas.

Este e demais atos põem em risco a vida dos guineenses, assim como o aumento de crise de confiança e de muita incerteza na vida das populações.

 A REMPSECAO vem através deste comunicado tornar público a sua posição, face aos acontecimentos acima expostos e condenar com veemência os atos de violência premeditados, que têm causado danos materiais, morais e perdas de vidas humanas.

Desta feita, a Rede exige e recomenda as autoridades mais uma vez, que seja aberto o inquérito para que os atores sejam conhecidos e traduzidos a justiça e, ainda exige que seja garantida a segurança e liberdade das populações, pois num estado de direito democrático as regras devem ser respeitadas e é aceitável a divergência de opinião.

A REMPSECAO-GB, manifesta a sua solidariedade para com o Sr. Agnelo Regala Deputado da Nação, Presidente do Partido União para Mudança e Ex. Combatente da Liberdade da Pátria.

Por outro lado, apela ao povo a se manter atento e intransigente na defesa e preservação das conquistas democráticas, na base da Cultura da Paz e da Não-violência.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: