Recenseamento eleitoral: formações políticas são principais promotores da inclusão dos estrangeiros no processo

 Por:Epifania Correia Gomes

A afirmação é do Ministro da administração territorial e poder local, feita esta quarta-feira 13.04.2022,  após o terceiro encontro de debate com lideres dos partidos politicos, num acerto sobre processo de recenseamento proximo a ser efetuado pelo gabinete técnico de apoio ao processo eleitoral (GTAPE).

Estão reunidos os partidos politicos legalmente constituídos com propósito de encontrar consenso entre os atores intervenientes no processo, sobretudo partidos políticos.

Depois dos trabalhos o Ministro da administração territorial e poder local, Fernando Dias assumiu que com isso quer um consenso alargado a nível do processo eleitoral que culminará com as eleições, exigindo assim a participação e contribuição de todos cidadãos interessados no processo.
 
“Estamos a fazer uma análise partilhada para saber onde estamos e uma reunião para busca da soluções consensual a volta do que era da lei mas que não é possível aplicar porque está fora do prazo legal, vamos apresentar o governo o entendimento que estamos a chegar com os partidos políticos com propósito de criar maior confiança nesse processo”
 
Ainda  Dias, assegura que as preocupações demonstradas pelos partidos políticos sobre o financiamento dos mesmos é da lei, mas que o governo tem dificuldade pontual em termo de suporte financeiro, garantindo que será discutido em plenária para ver como resolver, realçando que até o momento o governo não tem financiamento do parceiro exterior.
 
“ Os partidos políticos são responsáveis em trazer os estrangeiros para o processo eleitoral, porque fazem isso para que estes possam votar nos seus partidos, e para combater essa situação  é preciso uma colaboração de mãos dadas envolvendo assim todo mundo e principalmente os partidos políticos“.
 
Por outro lado o ministro fala sobre a criação do fórum da concertação que terá como objetivo uma ligação direta com os partidos para uma possível irregularidade servirá de local para discussão entre partidos. Disse Fernando Dias.
 
 
De lembrar que os pontos em discussão são.
-Leitura e aprovação da acta da última reunião.

  • Aprovação definitiva da denominação/ atualização ou recenseamento de raiz.
  • apresentação, discussão e votação da proposta de guião para GTAPE.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: