Quadros de tribunal de Contas capacitados em matéria de controle e execução orçamental




Por: Epifania Correia Gomes
A formação com duração de quatro dias, destina-se aos quadros técnicos do Tribunal de contas da Guiné-Bissau (TCGB),na matéria de sistemas de execução orçamental, SIGFIP,SIGRHAP,SIGEF/SICOREP, SIGAT/SICICAJU.
Na ocasião, em representação do presidente de Tribunal de Contas, Domingos Malú, disse que a formação serve para equipar aos técnicos com capacidades de controle e assim como instrumento de orientação e fiscalização da execução orçamental nas finanças públicas.
Este admnistrador ainda assegurou que a sua instituição é fiscal dos atos de Estado, e nesse ambito tudo aquilo que diz respeito a instrumentos de execução do assunto do Estado deve merecer a atenção do Tribunal de Conta para seguimento e controle.
“ Quando falamos da administração do pessoal, o tribunal de contas deve conhece-lo, porque acarreta custos, acaba por receber salários que é pago pela finanças, por isso Tribunal de contas tem que conhecer todos esses instrumentos, para qualquer tipo de fiscalização que vir a realizar nas finanças públicas que seja capaz de descodificar tudo”, disse.
Ainda o juiz conselheiro do tribunal de contas explica que o processo de auditoria na ANP(assembleia nacional popular) está em curso, simplesmente não iniciou o trabalho do campo, porque segundo ele, houve um mal entendido do próprio Assembleia nacional popular na demora da resposta, por causa de alguns processos, alegando que tribunal de contas tem o seu tempo de agir, que para ele já há entendimento entre as duas partes, na qual ANP, para que Tribunal de possa começar o seu trabalho de auditoria.
Por fim Domingos Malú exorta os técnicos participantes na formação que dediquem mais para melhor compreenderem bem esses instrumentos que tem haver com gestão do Estado guineense.
De lembrar que a referida formação conta com o financiamento da União Europeia e PNUD.