PROJETO ” FUMU KABA ” APRESENTA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DE UM ANO.

O projecto de desenvolvimento de energias domésticas sustentáveis na cidade de Bissau ” FUMU KABA ” procedeu esta terça-feira 22 de Setembro de 2020 a apresentação do relatório de avaliação final da implementação do projecto que fomenta o uso crescente de gás butano como fonte de energia doméstica nos 47 bairros que compõem a cidade de Bissau.

O ato que teve lugar em Bissau, contou com a presença da Direção da União das Cidades da Língua Portuguesa UCCLA entidade que coordenou e executou o projecto, com o envolvimento da Câmara Municipal de Bissau, Empresa petrolífera PETROMAR e a Sociedade Civil.

Na ocasião, o representante da União das Cidades da Língua Portuguesa UCCLA entidade que coordenou e executou o projecto na cidade de Bissau Luís Machado, salientou que a redução da cozinha a carvão ou lenha, preservação do ambiente, melhoria a vida económica da população e garantir uma saúde e vida saudável são dos três aspectos notórias na implementação do projecto.

Falando no ato de apresentação, o secretário-geral da Câmara Municipal de Bissau, Lente Embassá considerou de positivo na área ambiental uma vez que para além ajudar no domínio ambiental, ou seja, reduzir o uso de carvão, teve também um impacto positivo no domínio económico.

Durante mais de um ano cerca de 170 mil pessoas na cidade de Bissau beneficiaram do projecto segundo Luís Machado, e para a sua renovação a Fundação necessita de um valor aproximar de cerca de dois biliões de francos cfa para poder cobrir toda a cidade de Bissau.

Presente no ato o responsável de programa de agricultura e desenvolvimento rural da União Europeia entidade que financiou o programa, Ivo Sulai Balde sublinho que de momento não há nenhuma garantia que a UE vai renovar o financiamento do projecto. Contudo considera de positivo o balanço da implementação do projecto.

O projecto cujo inicio foi no Abril de 2018 e terminado em Março de 2020, mas, tem em conta a pandemia da covid-19 foi alargado até o Setembro corrente onde mais ais de 24 mil agregados familiares que receberam os kits.  

Os agregados familiares da cidade de Bissau, com a população estimada em cerca de 511. 535 Habitantes, cerca de um terço da população da Guiné-Bissau, que diariamente utilizam como fonte de energia domestica principal para preparação de alimentos, recursos florestais lenhosos, agregados residentes nos 47 bairros que compõem a cidade de Bissau.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x