problemas da pré-escolar em agenda de RENAJI-GB

Realiza-se hoje 22/12/2020, 2° fórum de pré-escolar de SAB e Região de Biombo, promovido pela Rede Nacional dos Jardins de Infância da Guiné-Bissau.
O fórum tem como objetivo Elencar os problemas que as pré-escolar enfrentam e colmatar as lacunas, produzir carta de recomendação para melhorar o ensino pré-escolar.

Coordenador Nacional de Renaji-GB Quecuto Indjai disse que o objetivo do encontro é para identificar os problemas que os jardins de Infância enfrentam sobre tudo nesse periodo da pandemia.

Vamos trabalhar junto com Ministério da educação elencar como podemos resolver os problemas da pré-escolar.

Esse já é 2° fórum que realizam, também já realizaram fórum provincial.

Rede Nacional dos Jardins de Infância da Guiné-Bissau, contam com 373 Jardins membros da organização. Todas as organizações que trabalham com Pré-escolar estão presentes no fórum e irão fazer trabalhos de grupos para trocar experiências e detectar os problemas nos jardins.

Muitos dos Jardins de Infância têm problemas de currículo e não têm programas harmonizados e outros de pedagogia coordenada, porque não recebem expecão.

Lidamos com todos os tipos de Jardins, desde jardins Comunitárias, Privadas e Públicas. Ainda salientou que a nível do Ministério da educação não têm Educadores de Infância qualificados, também quando são colocados para regiões chegam lá lecionam primeira classe de escolaridade, isso é muito preocupante porque sabemos que pré-escolar não é escola mais sim lugar de socializar as crianças e ainda os Pais encarregados de educação criam conflito com Jardins porque querem que as crianças saibam ler e escrever o é muito grave, mais todos esses problemas estamos a colmatar.

O Ministério da educação Criou Guia de Critério Mínimo para pré-escolar, e isso ainda não foi apresentado nos Jardins, mais já estamos a fazer trabalho de disseminação nos Jardins e também promovemos intercâmbio entre Jardins, fazemos sensibilização sobre tudo nesse preudo da pandemia, estamos a fazer trabalhos de resposta a Covid-19.

Interpelado pela CAP-GB sobre quais são os resultados que já conseguiram desde 1° fórum até agora. Indjai disse que, pré-escolar não tinham inspectores mais graças ao trabalhos feitos junto com Ministério da educação já têm 14 inspectores formados a nível Nacional e ainda precisamos de mais, também de salientar que escolas de formação públicas não tinha formação de Educadores de Infância mais agora tem, graças aos trabalhos que temos desenvolvido.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x