Primeiro Ministro Nuno Na Bian regressa ao país com garantias da relação com a Rússia reforçadas


DE: Laercia Valeriana Insali
A delegação Chefiada pelo Executivo Guineense, Nuno Gomes Nabian, regressou esta sexta-feira 11/06/2021, depois de participarem no fórum internacional económico Rússia África.
Durante a sua Chegada no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, Nuno Nabian falava a imprensa da importância de participação da Guiné-Bissau neste encontro, que visa por um lado compreender a relação entre Rússia e África.
Na sua explanação, inteirou que o Chefe de Estado Russo mostrou a importância de fortificar a relação entre os dois países.
Ainda de acordo com o executivo, durante a sua estadia teve um encontro com o Vice Primeiro-Ministro Russo para área de África, onde abordaram vários assuntos de cooperação, por outro lado, este manifestou disponível para contribuir na reintegração de laço entre a Rússia e Guiné-Bissau.
No entanto, estão interessados em trabalhar em diferentes áreas, desde bauxite, fosfato e petróleo, e não só, na cooperação no domínio Militar “ como sendo um aliado forte”.
Por isso, Nabian afirma que vai começar uma nova dinâmica na relação dos dois países.


Questionado sobre o suposto envenenamento, o Primeiro Ministro guineense desmente, assegurando de estável, o seu estado de saúde. E considera que as más informações trazem perturbações para o país.
Nabiam tenciona recorrer a autoridade a fim de descobrir a fonte da informação.