Presidente Sissoco reúne o conselho de Estado e cidadãos aguardam com expectativa a decisão

Por: Martinho Mendes

O presidente da República Umaro Sissoco Embaló convocou esta quarta-feira, 17-11-2021, a reunião do Conselho do Estado para analisar a situação política do país dada ao elevado nível de custo de vida e a greve geral na função pública guineense quase um ano.

A situação de difícil do relacionamento entre as instituições do país com destaque assembleia nacional popular (ANP) que, decidiu prosseguir com os trabalhos da elaboração das propostas para a revisão da Constituição da República.

A expectativa do povo guineense foi criada pelo presidente da república na sua declaração a imprensa na semana passada a quando regressava da França onde participou no fórum Internacional da Paz na qual disse, que os guineenses vão conhecer a sua decisão perante a situação atual dos pais após da reunião do Conselho do Estado.

Entretanto, a situação tem vindo a ganhar mais dimensão nos últimos dias sobre o avião retido no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira cujo as instruções da sua aterrissagem no país esta por esclarecer, levando a criação de comissões tanto da ANP e o governo para averiguar a veracidade do caso.

O chefe do governo Gomes Nabian, através da nota, que decidiu instaurar uma investigação externa ao avião retido em Bissau e pediu apoio da comunidade internacional e segundo o comunicado, a investigação será feita por uma entidade externa, que será responsável por analisar todas as circunstâncias suspeitas envolvendo a aeronave.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: