Presidente Sissoco participa na VI° Cimeira UE-UA para renovar bases de parcerias

Por: Martinho Mendes

O presidente da república Umaro SissoPresidente Sissoco participa na VI° Cimeira União Europeia-União Africana. Embaló viajou esta terça-feira, 15-02-2022, a Bruxelas Bélgica para participar na sexta cimeira da União Europeia e União Africana, informou a nota do gabinete de comunicação e relações pública da presidência que não adiantou com mais detalhes sobre o encontro.

Entranto Cap-GB soube que os dirigentes debaterão formas de criar mais prosperidade e promover a estabilidade e a segurança escreveu o Conselho da União Europeia na sua página oficial nas suas canais de informação.

A cimeira constituirá uma oportunidade única para estabelecer as bases de uma parceria UA-UE renovada e mais profunda, que conte com o mais alto envolvimento político e se baseie na confiança, compreensão clara dos interesses mútuos.

Ainda com o conselho da União Europeia, os dirigentes deverão debater a forma como ambos os continentes podem criar mais prosperidade, com o objetivo de lançar um “ambicioso pacote de investimento” África-Europa, tendo em conta desafios mundiais como as alterações climáticas e a atual crise sanitária e também debruçarão igualmente sobre instrumentos e soluções que promovam prosperidade e a segurança por meio de uma arquitetura de paz e segurança renovada.

Durante dois dias da cimeira arganizar-se-á também uma série de mesas-redondas temáticas em que serão debatidos entre os seguintes temas: o financiamento do crescimento, os sistemas de saúde e a produção de vacinas, a agricultura e o desenvolvimento sustentável, a educação, a cultura e a formação profissional, a migração e a mobilidade, o apoio ao setor privado e a integração económica, a paz, a segurança e a governação e as alterações climáticas e a transição energética, a digitalização e os transportes (conectividade e infraestruturas).

Os chefes de Estado ou de Governo da UE e da UA participarão nas mesas-redondas, juntamente com um grupo selecionado de convidados externos peritos nas respetivas áreas e nós finais dos trabalhos os participantes deverão adotar uma declaração conjunta sobre uma visão conjunta para 2030.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: