Presidente Sissoco garante que construção do Porto de Buba vai abrir novo cenário para o desenvolvimento do País

Por: Martinho Mendes

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta segunda-feira, 29-11-2021, que a construção do Porto de Buba foi um sonho de várias gerações e que hoje torna numa realidade tendo assegurado que, a edificação da infraestrutura vai permitir superar obstáculos estruturais que têm condicionado negativamente o avanço econômico e abrir novos horizontes para o desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló falava no Palácio do governo na presença de chefe do executivo Nuno Gomes Nabian, em Bissau, no ato da assinatura do contrato entre o governo e consórcio TPF engenharia de Portugal sobre estudo de viabilidade para construção do Porto comercial e mineiro de Buba sul da Guiné-Bissau.

Ainda no seu discurso Sissoco Embaló disse que, o relançamento do projeto estruturante do rio grande de Buba é um sucesso alcançada pela diplomacia econômica através da credibilidade junto dos parceiros políticos, financeira e econômica do país.

“A construção do Porto de Buba foi um sonho de várias gerações que muito se falou e escreveu sobre esse entendimento que agora chegou a hora de transformar esse imaginação antiga no projeto em vias de construção” frisou.

Na mesma ocasião, o ministro de Estado dos recursos naturais e energia, Orlando Mendes Viegas assegurou que deve ser um projeto transparente para o benefício da geração vindoura.

O projeto de estudo vai incorporar vários componentes acentuados na construção de um porto comercial e mineiro de referência de Buba integrado um conjunto de investimentos como, vias rodoviárias, ferroviárias e comerciais mineiras.

As obras de construção de Porto de Buba foi finalizado para o Banco Africano para o desenvolvimento (BAD), num valor mais de dois milhões de dólares norte americano.

De referir que, após do estudo, o documento vai ser discutido a mesa redonda com parceiros para a mobilização de fundos.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: