Presidente Sissoco e Evaristo afinam estratégias e novas politicas para CPLP

Recebido no aeroporto internacional de São Tomé, no dia 15 de Junho, por alguns membros do governo e pelo assessor diplomático do Presidente santomense, Umaro Sissoco Embaló, não se pronunciou sobre os objectivos da sua primeira visita oficial à República Democrática de São Tomé e Príncipe.

No entanto estão agendados encontros entre o Presidente da Guiné-Bissau, e os titulares dos órgãos de soberania de poderes executivo e legislativo daquele país irmão, nomeadamente o Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus e o Presidente da Assembleia Nacional Delfim Neves (que se encontra actualmente em pré-campanha para as eleições presidenciais de 18 de Julho próximo).

As últimas movimentações político-diplomáticas de Evaristo Carvalho, e de Umaro Sissoco Embaló indiciam que os dois Presidentes estão também a analisar ou a negociar aspectos políticos relacionados com a cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da CPLP, marcada para 16 e 17 de Julho próximo na República de Angola.

Note-se que até recentemente, as relações entre o Presidente da Guiné-Bissau o General Umaro Sissoco Embaló e o Presidente de Angola, o General João Lourenço foram marcadas por tensões, e alimentadas por declarações azedas de uma e da outra parte.

Pode ser que as movimentações político-diplomáticas dos últimos tempos no seio dos países da CPLP, ajudem a arrefecer o clima tenso entre os Presidentes de Angola e da Guiné Bissau, antes da Cimeira de Chefes de Estados da CPLP, no próximo mês de Julho em Luanda-Angola.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: