Presidente ganês visita a Guiné-Bissau

Por: Martinho Mendes

O presidente da República do Gana fará uma visita de amizade e de trabalho de algumas horas no dia 04 de mês em curso a Guiné-Bissau anunciou esta sexta-feira, 02-07-2021, a presidência guineense.

Nana Akufo-Addo, presidente de Gana e presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e a sua comitiva chega a Bissau, no voo especial.

Segundo programa da visita indica que, a chegada do chefe de Estado ganês ao solo pátrio de Amílcar Cabral está marcada no domingo pelas 11 horas e será recebido pelo seu homólogo guineense Umaro Sissoco Embaló.

Na última cimeira de chefes de Estados e de Governo da CEDEAO, a Guiné-Conacri assinou um acordo com o Senegal com vista à abertura da fronteira e já depois de ter assinado um documento semelhante com a Serra Leoa mas Umaro Sissoco Embaló disse não negociar a abertura da fronteira com a Guiné-Conacri, salientando que as fronteiras da Guiné-Bissau estão abertas.

A Guiné-Conacri decretou, a 29 de setembro de 2020, o encerramento das suas fronteiras com a Guiné-Bissau, Senegal e Serra Leoa evocando razões de segurança e no contexto da campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de outubro, que acabaram por ser ganhas pelo atual Presidente, Alpha Condé, depois de alterações na Constituição, que lhe permitiu concorrer a um terceiro mandato.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: