Presidente da República reage a morte de Mamadú Saído Baldé

Por: Djarai Baldé

A reação do presidente da república Umaro Sissoco Embaló consta numa nota de pesar divulgada a imprensa sobre o falecimento do Presidente do supremo tribunal de justiça e do conselho superior da magistratura judicial da Guiné-Bissau, o juiz conselheiro Mamadú Saído Baldé.

“Foi com profunda tristeza e consternação que tomei conhecimento da triste notícia do falecimento em Dakar Senegal o atual presidente do STJ”.

Neste momento de pesar, em nome do povo Guineese e em meu proprio nome, apresento as minhas mais sentidas condolências a famílias enlutada e que deixará gravada na memória dos guineensis como um servidor do Estado da Guiné-bissau.

De recordar que, Mamadú Saído Baldé foi empossado presidente do STJ pelo presidente da república Umaro Sissoco Embaló no passado 25 de maio de 2021.


QUEM ERA

Mamadú Saido Embaló nasceu a 08 de fevereiro de 1963, em Catió, no sul da Guiné-Bissau.

Fez estudos primários em Bissau e liceais em Lisboa.

É diplomado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e especializou-se em Ciências Jurídicas também em Portugal, entre 1985 a 1991..

Em 1995 foi nomeado Juiz de Vara Civil do Tribunal Regional de Bissau.

Desempenhou a função de Vice-procurador Geral da República de 1999 a 2001. De 2002 a 2003 foi Procurador-Geral da República.

Foi diretor do gabinete do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça em acumulação com o inspetor judicial. Vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial por inerência de funções do Presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça.

Foi ministro da Justiça de 2013 a 2014, também representou os tribunais junto do Banco Mundial. É Juiz Conselheiro e até antes da sua eleição, desempenhava a função de juiz presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x