Presidente da República quer uma colaboração estreita entre poderes judiciais do país

Para o efeito, o chefe do Estado Úmaro Sissoco Embaló, reuniu-se esta quarta-feira 05 de Maio de 2021, com o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Procurador-geral da República e o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Falando aos jornalistas, a saída do encontro com PR, Ministro da Justiça Iaia Djaló disse que, a reunião visa discutir a situação judiciária do país e que, a colaboração entre poderes judiciais seja efetiva, também para que, acesso à justiça seja disponível para todos os cidadãos.

Perante a realidade, o titular da pasta da justiça e dos direitos humanos, promete trabalhar em prol do bem-estar da justiça guineense.

Apesar de ter reconhecido a falta dos recursos humanos e das infraestruturas judiciais, ministro da justiça garantiu que, vai acionar mecanismo para fazer face às demandas que sector enfrenta.

Ocasião serviu também para o titular da pasta justiça revelar que, estão em cursos a construção de estabelecimento da Justiça na cidade de Buba, enquanto que, de Gabú e Canchungo estão finalizados, o projecto contou com financiamento da PNUD, afirmando que, os estabelecimentos ajudarão a garantir acesso à justiça para os citadinos daquela localidade, contribuindo para afirmação do Estado Direito Democrático na Guiné-Bissau”.

Ainda o governante afiançou que, na próxima semana o executivo vai inaugurar o tribunal setorial de ingore norte do país.

Texto: Martinho Mendes

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: