Presidente da República conferiu posse aos membros do Governo

Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, empossou esta tarde, 26 de Abril de 2021, os novos elementos governamentais do país.

O ato que decorreu na presidência da República que contou com a presença do chefe de executivo, Nuno Gomes Nabiam.

Falando a imprensa, Umaro Sissoco Embaló disse que, as remodelações da orgânica governamental foram para responder às demandas que o país impõe, afirmando que as remodelações foi feita na base do consenso.

“Depois de um ano de exercício do governo liderado por Nuno Gomes Nabiam, concluiu-se a necessidade de fazer remodelação afim de dar mais dinâmica para enfrentar atuais desafios que a Guiné-Bissau enfrenta” vincou o PR.

O primeiro magistrado da nação falou da necessidade de garantir uma boa campanha de comercialização de castanha de caju, garantindo assim receitas para que o Estado possa cumprir com as suas obrigações de salvaguardar uma boa educação saúde, infraestruturas assim como na dinamização da administração pública.

Umaro Sissoco Embaló, sob proposta do Primeiro-ministro nomeou no sábado, 24 de Abril, através do decreto presidencial n°29/ 2021, novos membros do governo sob liderança de Nuno Gomes Nabiam, entre os quais nove novos ministros e uma secretaria de Estado.

O decreto n°28/2021, que define a orgânica do governo constituído por 20 ministérios e 11 secretarias de estado.

Entre os empossados destaca-se: Suzi Carla Barbosa reconduzida ao Ministra de Estado de Negócios Estrangeiros, Orlando Mendes Viegas, Ministro de Estado dos Recursos Naturais e Energias, Botche Candé reconduzido para o Ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, Marciano Silva Barbeiro, Ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Iaia Djaló, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Fernando Vaz, Ministro de Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo, Fernando Mendonça, Ministro da Contaminação Social, Augosto Gomes, Ministro de Transporte e Comunicações, Tcherno Djaló, Ministro de Comércio Indústria, Cirilo Mamasaliu Djaló, Ministro da Educação Nacional e Ensino superior, Tumane Baldé, Ministro da Administração pública Trabalho Emprego e Segurança Social.

Durante o ato de posse notou-se a ausência de Dionísio Cumba, propostado para ocupar o cargo do Ministro da Saúde Publica e Salumé Santos Allouche também propostada para ocupar a Secretaria de Estado das Comunidades.

Soube a CAP-GB através do gabinete da contaminação da Presidência que, os dois vão tomar posse nos próximos dias.

No entanto os exonerados Abel da Silva (agricultura), nomeado Chefe da Casa Civil da Presidência da República enquanto que Nhima Sissé (Turismo) nomeada Conselheira do Presidente da República para Assuntos Sociais,
com direitos e regalias inerentes ao cargo de Ministra.

Texto: Martinho Mendes

foto pag: PRS

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: