PR Umaro Sissoco Embaló realiza visita oficial a São Tomé e Príncipe

DE: Martinho Mendes

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, realiza esta terça-feira, 15-06-2021, uma visita oficial de três dias a São Tomé e Príncipe, tendo previstos encontros políticos e visitas culturais.

A visita de Umaro Sissoco Embaló a convite do seu homólogo são-tomense Evaristo do Espírito Santo Carvalho, servirá para reforçar os laços de amizade e de cooperação entre os dois países lusófonos.

Falando a imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, Umaro Sissoco Embalo disse que, a sua visita à São Tomé insere-se na perspectiva da retribuição da visita do presidente são-tomense que em maio efetuou visita à Guiné-Bissau.

Embaló nega existir má relação com o presidente angolano, salientando que a Guiné-Bissau tem uma boa relação com Angola esclarecendo sobre as noticias a respeito.

Questionado pela imprensa sobre a notícia de alegada venda de passaportes diplomáticos em Paris, o chefe de Estado refutou, que o país vende passaportes diplomáticos esclareceu ainda que, o tráfico de passaportes diplomáticos guineense em Paris denunciada pelo jornal francês Libération remonta ao ano 2017 e não de agora.

Segundo o programa, a visita do Presidente guineense vai manter um encontro bilateral entre as delegações governamentais dos dois Estados, Umaro Sissoco Embaló terá um “encontro restrito” com o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, na quarta-feira 16 do mês em curso.

No dia seguinte, o chefe de Estado guineense terá outros dois encontros separados com o presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, e com o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

De referir que, na próxima sexta-feira, o Chefe de Estado segue para Acra capital do Ghana para participar da Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO que terá lugar no dia 19 do mês corrente.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: