PR Sissoco Embalo: “Não há petróleo nem acordo para sua exploração”

Chefe de estado Sissoco Embalo prestando a declaração, durante a saída para a Nigéria, onde participa na cimeira dos chefes de estado da CEDEAO,

@laercia-insali-capgb

Bissau, 11-12-2021

Presidente da república convida a ANP convocar o guineense a da AGC Inussa Baldé que é o secretário geral da organização, em representação a Guiné-Bissau, para esclarecer questão do acordo de exploração conjunta de petróleo entre a Guiné-Bissau e Senegal.

Chefe de estado prestava a declaração, durante a saída para a Nigéria, onde participa na cimeira dos chefes de estado da CEDEAO, em que comentou assuntos mais discutidos da atualidade politica, a saber caso Airbus A340 e o acordo de petróleo mencionado pelo chefe de governo Nuno Gomes Nabian, interpelado pelos deputados na assembleia nacional popular.

“Nao se pode explorar algo que nem se sabe ainda se existe, faço votos que exista durante minha presidencia mas infelizmente ainda nao há, e nao existe um acordo nesse dominio”

PR Embalo

Umaro Sissoco disse que é preciso saber interpretar o acordo e a ligação existente entre Senegal e a Guiné-Bissau através a Agência de Gestão e Cooperação entre o Senegal e a Guiné-Bissau (AGC) que foi criada a 14 de Outubro de 1993 com vista à exploração conjunta da zona marítima situada entre os azimutes 268° e 220° traçados a partir do Cabo Roxo. , sublinhando que desde tempos de Abdou Diouf antigo chefe de estado senegalês e General Nino Vieira, que esse caso esteve sempre na agenda e que a chave de partilha sempre foi desfavoravel a Guiné-Bissau.

“A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são prospeção a fase onde estamos hoje, perfuração e extração.”, disse Sissoco Embalo, prosseguindo ainda que o petróleo em si não foi descoberta e caso seja, a chave de partilha mudará em favor do país onde é descoberto.

Presidente guineense escusou comentar profundamente assunto ligado a avião em um dos hangar do aeroporto Osvaldo Vieira, mas garantindo que a aeronave está legal e com autorização de voo e pouso no país.

“é um assunto que eu enquanto homem de estado não vou comentar nos corredores, deixo que seja tratada no fórum próprio, vou permitir que a justiça faça seu trabalho. “frisou PR Embalo.

Os peritos requisitados pelo chefe de governo, entregaram um relatório segundo PM Nuno Nabian em que nada de anormal estava no aeronave, segundo as informações passadas nas órgãos de comunicação, confirmados pelo primeiro ministro Nabian que foram presos os membros da equipa dos especialistas contratados por ele.


“Confirmo que estiveram no país sim para inspecionarem a aeronave, e que na verdade não estava nem droga nem engenhos explosivos ou materiais ilegais”, falava imprensa nacional, nas mesmas declarações confirmou a detenção e soltura dos peritos internacionais.

Ainda na sua declaração chefe de estado visivelmente sereno afiançou que vai continuar a combater os pequenos e grandes bandidos, escondidos na corrupção.

“Sabemos como funciona o estado, e é de conhecimento de todos de que, quem requisita os serviços dos peritos internacional é a policia nacional nesse caso ministério público”, alertou chefe de estado.

Uma guerra aberta interinstitucional se instalou no país, vindo de muito longe motivo, agravado pelo envolvimento em negócios pessoais e coletivos dos dirigentes, a nomeação de um vice-primeiro ministro, a fechar com casos de avião veio complicar ainda mais a relação primatura e palácio da república.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: