PR Sissoco Embaló: ” É chegado o momento de levantar as sanções impostas a aos militares”

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló defendeu esta quarta-feira 23 de Dezembro de 2020 que para o ano 2021, que é chegado o momento de levantar as sanções impostas as chefias militares desde ano 2012.

” É chegado o momento de levantar as sanções impostas contra algumas chefias militares, já estou em conversação com as Nações Unidas. Disse para de seguida garantir que para o ao 2021 as penas serão levantadas.” Contudo, alerta que agora ” não há espaço para falhar”.

O Presidente da República falava no ato de agraciação do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Biagué Nan N’tam com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta condecoração do país, uma vez que, segundo o Sissoco Embaló, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Biagué Nan N’tam conseguiu manter e garantir a classe castrense afastada das querelas politicas e estabilizando o país.

Na ocasião, Sissoco Embaló assegurou que brevemente as forças armadas guineenses vão voltar a participar nas taefas de manutenção de paz. Defendendo que as ” forças armadas guineenses não são assassínios, mas sim participam no processo de desenvolvimento” 

” Já estamos em conversação com os organismos internacionais, alias, ainda ontem as Nações Unidas, me informaram que há possibilidade de as nossas forças armadas voltar a participar na missão de manutenção de paz”

O ato que teve lugar no palácio da republica em Bissau, contou com a presença do Ministro da Defesa, General da reserva Sandji Faty, Ministro do interior Botche Candé e demais chefias de ramos. 

Ocasião que serviu para o chefe de Estado guineense anunciar que para o ano 2021 a china vai construir de raiz os ministérios de defesa e do interior.

” Ao longo dos últimos anos temos perdido os nossos melhores amigos tradicionais sobretudo a China e Rússia. Lamenta assegurando que, estas relações de cooperação bilateral vão ser relançadas para o bem do cada Estado”    

Por sua vez, o agraciado General Biagué Nan N’tam, para além de manifestar a sua satisfação considera que a medalha ora recebida é o resultado de toda a forma aramada guineense

” A medalha que hoje recebi é resultado do trabalho de todos, por isso prometo que vamos continuar com a nossa missão que é de trabalhar com vista garantir a paz e estabilidade do país ate que seja encontrado o desenvolvimento almejado” 

Saliente-se que o agraciamento do General Biagué Nan N’tam é proposta do Conselho Ministro que considera que durante os primeiros cinco anos Biagué tem contribuído na preservação e consolidação da paz e estabilidade interna da Guiné-Bissau

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x