PR, recebe nono Secretário-geral da Agência de Zona Comum entre Guiné-Bissau e Senegal.

O novo Secretário-geral da Agencia de Zona Comum entre a Guiné-Bissau e o Senegal foi recebido esta terça-feira 21 de Julho de 2020 pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

O encontro segundo o novo Secretário-geral Inussa Baldé, visa despedir-se e receber conselho do Chefe de Estado, uma vez que irá partir para Senegal com o intuito de continuar com as negociações entre os dois países sobre a zona económica comum.     

” Neste momento estamos em rondas de negociação com vista a rever o acordo de cooperação da referida zona conjunta de exploração, um aspecto fundamental para garantir a segurança jurídica na aérea de exploração hidrocarbonetos e dos recursos haliêuticos reforçando a cooperação entre Senegal e Guiné-Bissau porque é do interesse dos dos países reforçar essa cooperação uma vez que temos recursos comuns e somos países vizinhos.

As autoridades Guineenses e Senegalesas têm desenvolvido ultimamente, varias reuniões técnicas para a redefinição do acordo que não agrada a muitos guineenses uma vez que reserva-se 20 por cento dos recursos na área conjunta para a Guiné-Bissau e 80 por cento para o Senegal.

Instado a pronunciar sobre as percentagens que cada país poderá ter, Inussa Baldé, limitou-se afirmar que ” o momento é de negociação”  

A Zona Económica Conjunta foi constituída em 1993, após disputas nos tribunais internacionais entre a Guiné-Bissau e o Senegal e comporta cerca de 25 mil quilómetros quadrados da plataforma continental

Com sede em Dacar, Senegal, a ZEC é considerada rica em recursos haliêuticos.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x